A HISTÓRIA DE RAAB

Quem foi:
Raab foi uma prostituta de Jericó que ajudou dois espiões israelitas. Por causa desse ato de fé, Raab salvou sua família da destruição. O rei David e Jesus Cristo eram descendentes de Raab.
RAAB E OS ESPIÕES
Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, Josué, o líder do povo, enviou dois espiões para recolher informação sobre a terra que iriam conquistar. Jericó era a primeira cidade a ser conquistada e, para obter mais informação, os espiões passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raab (Josué 2:1,2).
COMO SEI QUE ESTOU CONVERTIDO?
O rei de Jericó ouviu que espiões estavam na casa de Raab e quis apanhá-los. Mas Raab disse que eles tinham ido embora ao anoitecer (Josué 2:4-6). Os homens do rei saíram em perseguição mas não encontraram os espiões.
Na verdade, Raab tinha escondido os espiões no terraço de sua casa. Quando o perigo passou, ela subiu ao terraço e declarou sua fé que Deus tinha dado essa terra aos israelitas. Ela reconheceu que Deus é soberano sobre tudo e pediu para que poupassem sua família (Josué 2:11-13).
RAAB SALVA SUA FAMÍLIA
Os espiões concordaram em poupar a família de Raab, porque ela tinha poupado suas vidas. Eles deram instruções a Raab: amarrar um cordão vermelho na janela de sua casa e trazer todos os membros de sua família para dentro da casa. Todos que estavam na casa seriam poupados (Josué 2:17-19).
Raab ajudou os espiões a fugir de Jericó e lhes mostrou onde poderiam se esconder dos perseguidores. Os espiões chegaram em segurança ao acampamento israelita e contaram tudo a Josué (Josué 2:23,24). Todos estavam com medo de Israel!
Os israelitas marcharam contra Jericó e durante sete dias caminharam à volta da cidade. No sétimo dia, o exército deu um grande grito e o muro da cidade ruiu. Os israelitas conquistaram Jericó e mataram todos os seus habitantes. Os únicos que foram poupados foram Raab e sua família. Depois desse acontecimento, Raab passou a viver com os israelitas (Josué 6:24,25).
O QUE RAAB NOS ENSINA?
Raab foi um exemplo de fé em ação. Ela decidiu ficar do lado do povo de Deus, rejeitando a cultura idólatra em que vivia. Deus não rejeitou Raab por ser prostituta. Ele viu sua fé e a recompensou (Hebreus 11:31; Tiago 2:25,26).
Por causa de sua decisão, Deus abençoou Raab e mudou seu destino. Antes, ela era prostituta. Depois, ela se casou com um israelita e se tornou mãe de Boaz, bisavô do rei David (Mateus 1:5,6). David foi antepassado de Jesus. Raab se tornou uma mulher respeitável e um grande exemplo para todos nós.

Graça e Paz!
Pr. Ivaldo Francisco
Descubra mais sobre Ide e Pregai
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
