O estado intermediário dos mortos



A lei não salva ninguém, mas a fé que o indivíduo exerce na provisão de Deus para a questão do pecado em sua vida o salva e o une novamente a Deus. No Velho Testamento a provisão de Deus era através do sacrifício de animais, onde o animal morria no lugar do homem pecador, e esse sangue não removia o pecado, mas o cobria. Sendo assim, para onde iam os santos do V.T. quando morriam? Seus corpos eram enterrados e a alma e o espírito não podiam ir para o céu, o sangue de Jesus não havia sido derramado por seus pecados e no céu não entra pecado.



Até Jesus Cristo, os salvos do V.T. quando morriam, iam para um lugar chamado Sheol ou Hades. Sheol, no hebraico, é “nome de um lugar”, não tem tradução. No N.T., em grego, a palavra é Hades. Não como tradução, mas didaticamente, podemos chamar de “o lugar dos mortos”.



Todos os homens, antes de Jesus, quando morriam iam para o Hades. O Hades ou Sheol é um lugar no centro da terra. A Bíblia diz: “iam para baixo”. Então, a pessoa morria, seu corpo era enterrado, e a alma e o espírito iam para o Hades. O Hades é dividido em dois compartimentos, um chamado “paraíso ou seio de Abraão” e outro chamado de “lugar de tormentos”. Entre os dois compartimentos há um abismo. Quem morria crendo na provisão de Deus, ia para o “paraíso ou seio de Abraão” e os que morriam não crendo na provisão de Deus, iam para o “lugar de tormentos”. O “Tártaro”, o mais profundo abismo, é o lugar onde estão aprisionados anjos caídos que agiram em rebeldia extrema.



O estado intermediário dos mortos


• O lugar de tormentos é como uma sala de espera para o inferno; é duro falarmos assim, mas temos que aprender. V.23; “No Hades, … estando em tormentos…”, por isso esse compartimento é chamado de lugar de tormentos.

• “… viu ao longe Abraão…”; vemos o rico, que está no lugar de tormentos, conversando com Abraão, que está no paraíso. Então, eram lugares no mesmo local, próximos.

• “… No Hades estando em tormentos, levantou os olhos…”, precisou olhar para cima. Portanto, o lugar de tormentos ficava mais abaixo que o paraíso.

• “… e viu ao longe Abraão e a Lázaro…”; vocês acham que Lázaro e Abraão estavam no céu? Não, porque o Hades fica no centro da terra, fica embaixo, não sabemos onde, mas sabemos que é na terra e embaixo (I Samuel 2:6).




• Efésios 4:9-10: diz que Jesus desceu as partes mais baixas da terra, ao seio da terra. Então, no lugar de tormentos o rico consegue ver Abraão e Lázaro, que foi levado para o seio de Abraão.



• V.24: “E clamando disse: pai Abraão, tem misericórdia de mim…”; ele era descendente de sangue de Abraão. “…porque estou atormentado nesta chama”, já está atormentado.

• V.25: o que Jesus está ensinado aqui é que não é a nossa posição social e bens que vão nos salvar.

• V.26: “… entre nós e vós está posto um grande abismo…”, aqui é Abraão falando.

• V.27: o que o rico estava querendo? “Olha pai Abraão, manda Lázaro voltar a casa de meu pai, V.28 porque tenho cinco irmãos”. Reparem a consciência, a total lembrança de tudo após a morte física: Em nenhuma vez esse rico disse: “eu estou aqui injustamente”. Creio que o grande tormento é passar desta vida física para a morte eterna e lembrar, lá no Hades, de todas as oportunidades perdidas. Não é brincadeira, pois podemos ver isso retratado nesse homem rico.



• V. 28: vejam a preocupação do rico com seus cinco irmãos que ainda estão na terra; ele não está mais preocupado consigo mesmo. Depois que a pessoa morre não há mais nada a fazer, caso houvesse ele estaria pedindo; “manda rezar pela minha alma”, “manda acender uma vela para mim”, “manda fazer isso ou aquilo”. Não existe mais nada a fazer.



• Hebreus 9:27: aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.

• Jó 7:9-10: aquele que desce à sepultura, nunca mais tornará a subir; nunca mais tornará a sua casa.

• V.29: “Disse-lhe Abraão: Tem Moisés e os profetas; ouçam-nos”. Em outras palavras Abraão disse: leiam a Bíblia.

• V.30: morto nenhum jamais voltou e jamais vai voltar. Todo morto que aparece nas seções espíritas, ou seja, lá onde for, são demônios familiares. São demônios destacados que acompanham a pessoa o tempo todo, sabem até imitar a voz da pessoa e os assuntos que a envolve. Este homem estava pedindo para que Lázaro voltasse e Abraão vai deixar muito claro que só há uma maneira de voltar, é ressuscitando.

• V.31: “… ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.”

 

As pessoas morriam e iam para o Hades, para o “seio de Abraão – paraíso” ou para o “lugar de tormentos”.

Quando Jesus morreu a morte física e desceu aos “infernos”, o credo católico diz que ele “desceu a mansão dos mortos”, que é a mesma palavra para Hades.



Efésios 4:7-10

• V.8: “subindo ao alto…”, quem? Cristo.

• V.9: “… desceu as partes mais baixas da terra?”

• V.10: “Aquele que desceu é também o mesmo que subiu…”. Jesus desceu ao Hades. Veremos que Jesus desceu também ao “tártaro”, o mais profundo abismo, onde proclamou (pregou) Sua vitória aos espíritos em prisões (I Pedro 3:18-20).



• II Pedro 2:4: inferno, aqui a palavra é “tártaros”.



• Judas 6: Anjos estão reservados em prisões eternas, guardados para o juízo do grande dia, quando então irão para o lago do fogo. Portanto, Jesus foi também ao mais profundo abismo. Lá pregou aos espíritos em prisões, no tártaro (local que não se refere aos que estão no “seio de Abraão”, nem aos que estão no “lugar de tormentos”), local onde estão anjos aprisionados; anjos são espíritos. A Bíblia nunca usa a palavra espírito sozinha para designar homens; para homens é comum a palavra alma. “Aos espíritos em prisão”, refere-se a anjos; aos quais Jesus proclamou Sua vitória. Vemos que nenhum ser no universo desconhece esse fato.

 

Jesus substituiu o sangue da expiação, o sangue dos animais, pelo Seu próprio sangue, para as pessoas que estavam aguardando, para as pessoas que creram na provisão de Deus no V.T. Então, Jesus os leva para o 3º céu, lugar da habitação de Deus, onde hoje é chamado de “paraíso”, e fecha o “seio de Abraão”.



Mateus 16:18: E as portas do Hades (não inferno) não prevalecerão contra a igreja. Jesus está dizendo: “ninguém da igreja virá para cá”. Agora que o sangue de Jesus já foi derramado, todos os que morrem lavados nesse sangue, que morrem fisicamente, a alma e o espírito vão para o céu diretamente ao encontro do Senhor. Paulo diz: “eu prefiro deixar este corpo e estar com Cristo”. Onde está Cristo? A direita de Deus Pai, portanto no céu.



O “seio de Abraão” no Hades está fechado, as pessoas (Igreja) que morrem não vão para lá. Cada membro da igreja que adormece (termo em I Coríntios 11:30) ao fechar os olhos na terra, vai imediatamente para o encontro com o seu Salvador no céu. No arrebatamento esse mesmo corpo vai ser restaurado e subirá para o céu, juntando-se a alma e ao espírito.



Lucas 23:39-43: O ladrão que creu em Jesus na cruz, quando morreu, foi para o Hades, para o “seio de Abraão -paraíso”(V.43). Jesus falou para o ladrão: “hoje estarás comigo no paraíso”. Por isso aquele lugar no Hades é também chamado de paraíso. Mas hoje, onde está o paraíso? No 3º céu.



• Efésios 4:8: “subindo ao alto, levou cativo o cativeiro”.



• II Coríntios 12:2-4: Quando Paulo foi arrebatado, ora ele fala 3º céu, ora paraíso. Então o paraíso foi levado para o 3º céu. O paraíso é o conjunto dos salvos do V.T. que agora podiam subir ao céu, pois Jesus derramou o Seu sangue; substituiu o sangue dos bodes e dos touros. Jesus levou-os para cima e hoje toda pessoa que morre crendo em Jesus, os que adormecem em Cristo, imediatamente sua alma e espírito, vão para o céu, vão para o paraíso.


 

Lucas 16:19-31

Essa passagem não é uma parábola, é uma história. Se fosse uma parábola, Jesus diria: “certo homem mendigo”, mas aqui Ele disse: “um mendigo chamado Lázaro”. Nas parábolas não aparecem nomes próprios.



• V.19-22: não confundir que todo homem rico não é salvo e que todo homem pobre é salvo; Jesus não está dizendo isso de forma alguma.

• V.22: “Veio a morrer o mendigo…”, aqui começa o nosso enfoque.

• V.23: “No Hades…”; outras traduções dizem “No inferno…”, e isso gera confusão. A palavra inferno não é a palavra Hades. Hades é o nome de um lugar. Inferno, na Bíblia, é o “lago do fogo”, chamado “tofet” no hebraico e “geena” no grego. Inferno é o lago do fogo e enxofre preparado para Satanás e seus anjos caídos, nunca o inferno foi preparado para os homens (Mateus 25:41).

• Não existe ninguém ainda no inferno, hoje o inferno está absolutamente vazio. O anticristo e o falso profeta serão os primeiros a irem para o lago do fogo, que é o lugar do estado eterno para os perdidos (Apocalipse 19:20).

Fonte: kerigma

Sejamos santos como Deus é Santo.

Graça e Paz!


Descubra mais sobre Ide e Pregai

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um comentário em “Estado intermediário dos mortos

Deixe um comentário