Adaptado por Ivaldo Francisco

A incrível pintura “A Inveja”, de 1306! Como seria desenhar a inveja?

A incrível pintura “A Inveja”, de 1306! Como seria desenhar a inveja?

“A Inveja é representada antropomorficamente como uma senhora, com o rosto tão enrugado e marcado por bexigas que parece possuir barba.

A inveja tem chifres, como um diabo, e imensas orelhas – o invejoso está sempre atento, pronto a ouvir tudo o que alimenta sua paixão. Uma serpente lhe sai da boca, como uma grande língua, a se voltar contra ela própria. Pica-o na testa: o invejoso é a principal vítima de si mesmo! Tem os olhos vendados, para indicar a cegueira que o impede de ver de modo objetivo a realidade das coisas e das pessoas entre as quais vive.

Sua mão direita, erguida, insinua que é ativo, cheio de iniciativas, pronto a prejudicar as pessoas a quem inveja e às quais deseja o mal. Também parece estar, com a mão, em posição de quem arranha a honra e a boa reputação alheias. Sua mão esquerda, sofregamente, porta uma bolsa, o que representa a profunda ligação entre a inveja e a cobiça (dos bens materiais) e, ao mesmo tempo, como ela é intimamente relacionada com a avareza, outro pecado capital.

Por fim, está sobre uma fogueira ardente: a paixão o devora, o abrasa, transforma sua vida num inferno. É um prenúncio do castigo que lhe está reservado na Eternidade. Nesse afresco, Giotto soube retratar, com gênio, todo o horror da Inveja, vício que avilta e atormenta quem se entrega a ele.”

Giotto (c. 1266-1337). Cappela Scrovegni (ou Cappela Arena), Pádua. Afresco, 120 x 55 cm

Graça e Paz!

🌏Ministério Ide e Pregai
Estamos anunciando o Evangelho de Jesus Cristo
🌏https://ideepregaigroup.wordpress.com
https://ministerioideepregai.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/

Acesse e seja impactado: https://www.facebook.com/pregadordeluz/

Descubra mais sobre Ide e Pregai

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário