ESCATOLOGIA DE JORNAL

Por que é errado tentar interpretar todos os eventos atuais com profecias bíblicas?

Adaptado por Ivaldo Francisco

Nem todo evento histórico é descrito em profecias bíblicas, aliás, a maior parte dos eventos históricos não são objeto de preocupação profética. As profecias bíblicas estão relacionadas à História da Salvação, isto é, sobre a primeira vinda de Jesus Cristo no primeiro século e sobre o advento final de Cristo Jesus em algum momento do final da história.

A natureza futurista dos textos bíblicos deve ser tomada com cuidado. Muita bobagem já foi dita e escrita baseada em interpretações de textos futuristas. Por exemplo, em toda geração um candidato a anticristo aparece e depois não se confirma.

Lembro-me de um irmão que tinha certeza que o papa João Paulo II era o Anticristo – isso devido ao carisma e ao reconhecimento mundial do papa polonês. Ele também acreditava que a União Soviética voltaria a existir porque os “soviéticos eram Gogue e Magogue”. O problema dessa teoria é que João Paulo II foi um dos líderes responsáveis pelo fim da União Soviética e sempre manifestou forte oposição ao comunismo e ao regime soviético.

Outro problema é hermenêutico: o próprio Apocalipse (20:8) reinterpreta Gogue e Magogue como a oposição final das nações contra o reinado de Cristo. Na tradição rabínica, toda nação ou grupo de nações opostas a Israel foram designadas como Gogue e Magogue, numa lembrança constante do texto de Ezequiel. Aqui João faz a mesma coisa: ele chama de Gogue e Magogue a oposição final das nações contra o reinado de Cristo.

Tenha sabedoria ao falar do futuro. Jesus condena a curiosidade milimétrica sobre “tempos e estações”, isto é, essa mania de querer dominar o xadrez dos eventos futuros: “Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade.” (Atos 1.7 NAA)

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Graça e Paz!
🌏Ministério Ide e Pregai
Estamos anunciando o evangelho de Jesus Cristo
🌐https://ideepregaigroup.wordpress.com


Descubra mais sobre Ide e Pregai

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário