A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade

Tradição
A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e a vinda da era messiânica com a chegada do Messias judeu.

O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus devido a ser o último pedaço do Templo pelos lados sul e leste. Além disso, o muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar “sagrado entre os sagrados” (1 Reis 8:6-8). Das três secções do muro, a do leste, do sul e do oeste, a do oeste é o lugar tradicional de oração (daí o seu nome em hebraico, Hakótel Hama’araví, “o Muro Ocidental”).

Na Esplanada das Mesquitas, rodeada pelo muro, os muçulmanos construíram ao longo dos séculos a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa.

Novo espaço
Em 31 de janeiro de 2016, o Governo de Netanyahu votou a favor da criação de um novo espaço junto ao Muro das Lamentações, onde homens e mulheres podem rezar em conjunto. Decisão histórica vem ao encontro de duas décadas de reivindicações por parte dos grupos progressistas judeus, para que fosse reconhecido o direito a rezarem de acordo com os seus rituais. Os judeus terão assim três espaços diferentes para rezar – um só para homens, outro só para mulheres e outro misto.

“Deus ouvirá nossas orações, e agirá por meio de nossa fé”!

( Ivaldo Francisco )

Ministério Ide E Pregai

Ideepregai9@gmail.com

Graça e paz!


Descubra mais sobre Ide e Pregai

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário