A Bíblia foi adulterada ao longo dos anos?

Muitos acham impossível confiar na Bíblia, pois acreditam que não dá pra saber se o texto foi ou não modificado ao longo dos séculos desde sua escrita. Se não temos os originais, como saber se o texto que temos hoje é uma versão fiel?

A figura mostra alguns fatos interessantes: 1) Os manuscritos mais antigos que temos do Novo Testamento são cópias feitas muito perto da data em que foram escritos os originais. 2) A quantidade de manuscritos é imensa! Não é de estranhar, afinal, as cartas e textos bíblicos foram copiados, traduzidos e distribuídos desde cedo entre as igrejas da antiguidade, espalhados pela Ásia, Europa e Norte da África. 3) Até quando comparado a outros documentos importantes e confiáveis da antiguidade, o Novo Testamento ganha de lavada!

O que a análise dos manuscritos bíblicos revela também é impressionante: as cópias são todas virtualmente idênticas! Na verdade, as pequenas diferenças entre os manuscritos são bem conhecidas. Você não precisa nem ficar na dúvida: os poucos versos ou palavras que aparecem em algumas cópias antigas, mas não em todas, são claramente indicados entre colchetes na maioria das biblias modernas. E nenhum desses trechos altera o significado dos textos em que se encontram, muito menos a mensagem central do Novo Testamento.

Voltando à pergunta, então: pessoas mal-intencionadas poderiam ter alterado o texto bíblico que chegou a nós? Será que alguém seria capaz de alterar todas as milhares de cópias da Bíblia espalhadas pelo mundo Antigo, especialmente quando algumas dessas cópias só foram descobertas em escavações arquelógicas recentes? Não! Qualquer modificação em uma cópia (ou conjunto de cópias) seria facilmente detectada por uma simples comparação com os milhares de outros textos. Seria como se alguém hoje editasse a foto do homem na Lua e colocasse a bandeira do Brasil no lugar da bandeira dos EUA. A edição não enganaria ninguém, pois bastaria comparar com as milhares de cópias dessa foto espalhada por jornais, revistas e websites do mundo todo para a diferença ficar óbvia.

Portanto, podemos confiar que os textos que temos são, sim, as palavras dos autores originais do século I. Não importa o que você acredita, o Novo Testamento merece sua atenção: o que esses autores do século I estavam dizendo? Você já faz uma leitura honesta?

Dados da tabela de Josh McDowell & Clay Jones, “The Bibliographical Test”, 2014. https://www.josh.org/wp-content/uploads/Bibliographical-Test-Update-08.13.14.pdf

Graça e paz!

Ministério Ide e Pregai

Ideepregai9@gmail.com


Descubra mais sobre Ide e Pregai

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário