Lucas, autor de Atos dos Apóstolos…

O autor começa essa carta citando “Em meu primeiro livro, caro Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a realizar e a ensinar” (1.1), um claro indicativo de que Lucas é o autor. Essa ideia é bem aceita por todos os estudiosos no tempo.

Em versículos dessa carta, o autor Lucas, escreve na primeira pessoa do plural – nós – (por exemplo: 16.10 e 20.5) e isso sugere a certeza de que ele era um grande amigo do apóstolo Paulo, bem como participante/atuante na igreja daqueles dias.

Estudiosos afirmam que o Lucas foi responsável pela obra de discipulado e edificação da igreja em Filipos por cerca de seis anos e depois atuou acompanhando Paulo na evangelização de Roma. Durante o período do primeiro aprisionamento do apóstolo, Lucas escreveu essa carta, por volta de 63 anos depois do Senhor Jesus de Cristo, pois a carta de Atos não contém nenhuma informação sobre os fatos posteriores ao fim dos dois anos de prisão do apóstolo Paulo em Roma.

Atos dos Apóstolos possuí vinte e oito capítulos.

Conclusão…

O Lucas foi alguém responsável com a Palavra e buscou ser fiel aos relatos que tinha acesso, assim o Senhor espera de cada um de nós, seriedade com a Sua Palavra, bem como entrega total do nosso coração a quem de fato Ele É.

O Lucas respondeu ao seu chamado missionário e ainda nos nossos dias as nações clamam pela manifestação daqueles que levarão os remédios para as suas feridas. Todos aqueles que são filhos de Deus tem a resposta e a cura para o sofrimento da humanidade.

O Lucas não foi um discípulo no tempo de Jesus, mas foi um discípulo de Jesus. Ele continua buscando discípulos que querem se tornar parecido com Ele dia após dia – até que seja Dia Perfeito, o Grande Dia.

O Lucas era um ser humano comum assim como eu e como você, mas se tornou alguém usado nas mãos d’Aquele que é extraordinário.

Editado para o site por: Presbítero, Ivaldo Francisco

Fale comigo Ideepregai9@gmail.com

Graça e paz!


Descubra mais sobre Ide e Pregai

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário