A nuvem de testemunhas

Em Hebreus 11 o autor bíblico descreve a fé como sendo o firme fundamento das coisas que se esperam; e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11:1). Em seguida, ele apresenta uma lista de pessoas que tiveram suas vidas marcadas e orientadas pela verdadeira fé. Essas pessoas viveram momentos de glórias e de sofrimentos, de alegrias e de tristezas; mas venceram através da verdadeira fé no Senhor.
Então, em Hebreus 12, o escritor diz que hoje os cristãos também estão envolvidos numa experiência de fé. Inclusive ele usa uma metáfora esportiva para explicar que aos crentes está proposta uma maratona de fé, e que cada um deve correr essa maratona com perseverança; assim como os crentes do Antigo Testamento também correram.
É nesse ponto que ele diz que estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas. Em outras palavras, ao falar dos crentes do passado como uma nuvem de testemunhas, ele basicamente está dizendo: “Olhe a seu redor, veja e aprenda com os vencedores!”.
A palavra traduzida como nuvem é um termo grego que significa “multidão” ou “grande aglomeração de pessoas”. Já a palavra testemunha traduz um vocábulo grego que não apenas significa alguém que presencia algo, um espectador, ou, no sentido legal, alguém que é capaz de testemunhar a respeito do que viu e ouviu; mas também, num sentido ético, transmite a ideia de “martírio”; ou seja, é uma palavra usada frequentemente para se referir àqueles que, por seu exemplo, provaram a veracidade de sua fé no Senhor através do sofrimento, perseguição e até por sofrer morte violenta.
Em que sentido somos rodeados por uma nuvem de testemunhas?
Essa nuvem de testemunhas, conforme fica claro no contexto, é formada pelos heróis da fé do passado. Mas como já foi dito, não devemos pensar que essas pessoas estão observando o que fazemos aqui e agora. É verdade que num certo sentido os crentes que já morreram estão no céu ao redor do trono de Deus; e sobre o quanto eles sabem acerca do avanço atual do Evangelho na terra, nós não sabemos (Apocalipse 7:9).
Contudo, ao falar sobre a nuvem de testemunhas, o escritor bíblico certamente não tem em mente a ideia de “observação”, mas de “testemunho”. Como diz W. W. Wiersbe, essas pessoas não testemunham o que fazemos; antes, elas testemunham a nós que Deus é capaz de nos sustentar até o fim. Inclusive, se elas hoje nos servem de testemunhas, é porque Deus deu testemunho da fé delas através de suas vidas e ministérios (cf. Hebreus 11:2-5, 39).
Então essas testemunhas não estão caladas; ao contrário, elas falam ainda hoje por meio de seus exemplos piedosos registrados nas páginas das Escrituras (Hebreus 11:4). Simon Kistemaker diz que os heróis da fé do passado nos animam através de seus exemplos de fé, porque a corrida que estamos correndo refere-se à causa de Cristo.
Testemunharmos do Senhor Jesus Cristo, onde estivermos , com a nossa vida e maneira de viver.
Conteúdo editado para o site: Presbítero: Ivaldo Francisco Fale comigo : Ideepregai9@gmail.com Graça e paz!
Descubra mais sobre Ide e Pregai
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
