Instituição de caridade de atividade Mundial
Exército de Salvação é uma denominação cristã protestante e uma das maiores instituições de caridade do mundo. Foi fundado em 1865 por William Booth, ministro metodista, juntamente com a esposa Catherine Mumford, em Londres, Inglaterra no auge da Revolução Industrial. Atua em 126 países,[2] através de igrejas, lojas beneficentes, abrigos, centros comunitários, hospitais, escolas, lares para idosos, creches, centros de recuperação, veículos e equipes de emergência.

Exército de Salvação ClassificaçãoProtestante Orientação Evangélica, Metodismo PolíticaHierárquico Área geográfica: Mundial Fundador: William Booth Origem 1865 Inglaterra Separado de: Igreja Metodista Separações: Voluntários da América Congregações: 15.175 Membros: 1.148.426
No Brasil o Exército de Salvação chegou em 1922 e desde então atua junto às comunidades através de suas sedes locais (igrejas e unidades sociais), sedes regionais e a sede nacional em São Paulo. Está presente na Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Em Portugal o Exército de Salvação chegou em 1972 e está presente nas cidades de Porto, Castelo Branco, Sintra, Lisboa e São Brás de Alportel (Algarve).
Em Angola o Exército de Salvação está presente desde 1985 e em Moçambique desde 1986.

Histórico no Brasil
Com a chegada de David Miche e Stelle Miche, em 1922, o Exército de Salvação desembarcou na cidade do Rio de Janeiro. Foram recebidos com simpatia por muitos brasileiros que já conheciam a instituição no hemisfério norte, mas com alguma desconfiança por aqueles que não conheciam a missão da instituição.
O Exército de Salvação sempre se preocupou com a miséria existente no país, de modo que já em 1928 foi criado um espaço na cidade de Santos para atender os marinheiros expostos a perigos e dificuldades próprias da profissão.
Em 1931 outro trabalho parecido foi desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro, sempre visando o resgate do ser humano de situações degradantes.
Em 1937, o Lar das Flores, em Suzano – SP, foi transferido definitivamente para o Exército de Salvação, funcionando até hoje como uma instituição de prestígio. Centenas de crianças têm passado por lá, muitas delas chegando a ser cidadãos dignos que integram a sociedade.
Em outubro de 1963, um albergue de homens transformou-se no Lar de Meninos “João de Paula”, transferido de Porto Amazonas, PR. As novas dependências desse lar, em terreno doado pela Prefeitura, foram inauguradas em 25 de setembro de 1982, onde ainda hoje está o Centro Integrado João de Paula.
Ao longo dos anos o Exército de Salvação passou a atender diversos grupos sociais no Brasil, que tinham em comum o desamparo social, a falta de perspectivas de vida e futuro.
Diversas unidades de atendimento social foram abertas no Brasil, assim como diversas igrejas.
Atualmente o Exército de Salvação mantém 27 unidades e escritório de atendimento social, e 46 igrejas, em diversos estados do Brasil.
Quer saber, como ajudar doando para o Exército de Salvação? Informações:
https: http://www.exercitodoacoes.org.br
Contato – Exército de Salvação
Presbítero Ivaldo Francisco Graça e paz!
Descubra mais sobre Ide e Pregai
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
